terça-feira, 19 de março de 2019

Conteúdo de Educação Física para o 9º ano ( 1º bimestre)


O DOPING NO MEIO ESPORTIVO
O doping é muito comum no meio competitivo, principalmente em eventos mundiais e também nacionais, onde se disputam vagas para os campeonatos mais importantes. O doping pode ser definido como a utilização de substância sintética ou natural (em quantidade anormal) que melhora de maneira artificial e desonesta o desempenho. Também causa prejuízo à saúde.
Há estimativas de que 60 a 80% dos atletas de nível mundial utilizem algum meio de dopagem em períodos de treinamento ou durante a competição. Em competições de halterofilismo (levantamento de peso), atletismo, lutas e natação são mais comuns os exames positivos.
Há diferentes meios de dopagem, sendo mais comuns os hormônios sintéticos e os fármacos (medicamentos). O tipo de competição e a exigência dos músculos definem o hormônio ou fármaco a ser escolhido. Em competições de força e velocidade são normalmente utilizados os esteroides anabólicos androgênicos durante o treinamento para aumentar a massa muscular. Em competições de atletismo, natação e esportes coletivos são utilizados anfetamínicos para aumentar o estado de alerta e diminuir o tempo de reação. Em competições de luta são utilizados diuréticos para perda do peso excessivo. Em competições de corrida e ciclismo de longa duração é utilizado o hormônio eritropoietina (EPO) que aumenta o número de hemácias (células vermelhas) transportadoras de oxigênio no sangue.

ESTEROIDES ANABOLIZANTES
São drogas fabricadas para substituírem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa etc. (efeito androgênico). São usados como medicamentos para tratamento de pacientes que não produzem quantidades suficientes de Testosterona. Os principais medicamentos esteroides anabolizantes utilizados no Brasil são: Durasteton, Deca-Durabolin, Androxon. Podem ser usados na forma de comprimidos, cápsulas, ou como injeção intramuscular.
Os que utilizam essas drogas sem ser por problemas médicos fazem esse uso para melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo.
Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não atletas que buscam um corpo "sarado" (forte e desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres.
O uso indevido dessas drogas pode acarretar inúmeros problemas como:
Homens e adolescentes: redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia).
Mulheres e adolescentes: aparecimento de sinais masculinos como engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais (barba).
Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto de suas vidas.
Em homens e mulheres de qualquer idade: aparecimento de tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade que pode manifestar-se em brigas.

QUESTIONÁRIO
1- O que é o doping?
2- Quais os tipos de doping?
3- O que é esteroide anabolizante?
4- Quais os problemas o uso de anabolizantes pode causar em homens?
5- Quais os problemas o uso de anabolizantes pode causar em mulheres?


Um comentário: