terça-feira, 12 de março de 2019

CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA 1º ANO (1º BIMESTRE)


IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA
Mas o que é atividade física? De acordo com Marcello Montti, atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.
No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.
Do ponto de vista musculoesquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.
Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da autoestima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
A escolha da atividade física é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:
• Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Assim, não adianta indicar uma atividade que a pessoa não se sinta bem praticando.
• Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de atividades mais leves.
• Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.


HISTÓRIA DE HANDEBOL
Não se sabe exatamente quem criou o handebol, embora se tenha registros de modalidades semelhantes em vários momentos históricos. A verdade é que, desde a criação da bola, a prática do handebol já parecia ser algo inevitável. Para se ter uma ideia, um jogo parecido (a principal diferença é que não havia balizas) já era praticado na Grécia Antiga, fato até citado por Homero na Odisséia.
Entretanto, a fama de criador do handebol é de um professor de Educação Física: o alemão Karl Schelenz, considerado o pai do esporte. Em 1919, o professor reformulou o “Torball”, uma modalidade parecida, só que destinada a mulheres. Desta forma, o esporte passou a ser praticado por homens, ganhou novas regras (passou a ser praticado em um campo maior, por exemplo) e um novo nome: Handball.
Outro importante capítulo da história do handebol foi a sua inclusão pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936.
No Brasil, o esporte foi introduzido por volta de 1930 no Estado de São Paulo, e a partir de então, o handebol não parou de crescer.
A QUADRA
A quadra é de forma retangular e mede 40m de comprimento e 20m de largura.
A área de gol é delimitada por uma linha traçada 6m à frente da baliza.
A linha de tiro livre é traçada 9m à frente da baliza (pontilhada)
A marca de 7m é constituída por uma linha e 1m traçada á frente do meio da baliza, paralelamente à linha de gol, a uma distância de 7m a partir do lado exterior da linha de gol.
E a linha de limitação do goleiro está a uma distância de 4m a partir do lado exterior da linha de gol.
A DURAÇÃO DO JOGO
A duração da partida para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 17 anos, é de 2 tempos de 30 minutos. O intervalo de jogo é normalmente de 10 minutos.
Para jogadores de idade entre 12 e16 anos é 2 tempos de 25 minutos.
No grupo de idade entre 8 e 12 anos é 2 tempos de 20 minutos, em ambos os casos o intervalo de jogo é normalmente de 10 minutos.
OS JOGADORES
Uma equipe consiste em até 16 jogadores. Não mais do que 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo(6 jogadores de quadra e 1 goleiro). Os demais jogadores são suplentes.
Os jogadores que fazem parte de uma partida de handebol são:
• Armador: comanda o curso do ataque, portanto, costuma ser o jogador com mais experiência;
• Meias (esquerda e direita): são verdadeiros especialistas em arremesso. Também é normal que sejam os mais altos do time;
• Pontas (esquerda e direita): começam os ataques e lideram o contra-ataque;
• Pivô: fica entre as linhas de seis e de nove metros, com o objetivo de abrir a defesa dos adversários;
• Goleiro: é um dos maiores responsáveis pela vitória da equipe, até mais do que no futebol.
Durante o jogo os reservas podem entrar na quadra a qualquer momento e repetidamente, sem avisar o cronometrista, desde que os jogadores substituídos tenham saído da quadra pela zona de substituição. Isto vale igualmente para a substituição do goleiro.
O GOLEIRO
É permitido:
- Tocar a bola com qualquer parte do corpo, sempre que estiver numa tentativa de defesa, dentro de sua área de gol.
- Mover-se com posse de bola dentro da área de gol, mas não tem permissão de atrasar a execução do tiro de meta.
- Sair da área de gol sem a bola e participar da partida na área de jogo.
Não é permitido:
- Colocar em perigo o adversário em qualquer tentativa defensiva.
- Sair ou entrar na área de gol com a bola controlada.
- Tocar a bola que está parada ou rolando no solo do lado de fora da área de gol, estando ele dentro da mesma.
- Levar a bola para dentro da área de gol quando ela estiver parada ou rolando no solo do lado de fora da área de gol.
- Cruzar a linha de limitação do goleiro (linha de 4 metros), antes que a bola tenha saído da mão do adversário que esteja executando um lançamento de 7 metros.
A ÁREA DE GOL
Somente o goleiro tem o direito de permanecer na área de gol. Ela é violada, desde que um jogador de quadra a toque, inclusive em sua linha, com qualquer parte do corpo.
O MANEJO DA BOLA
No Manejo da Bola é permitido:
- Lançar, agarrar, parar, empurrar ou golpear a bola usando as mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos.
- Segurar a bola durante, no máximo 3 segundos, também quando ela estiver em contato com o solo.
- Dar no máximo 3 passos com a bola
No manejo da bola não é permitido:
- Tocar a bola mais de uma vez depois que ela foi controlada.
- Tocar a bola com o pé ou com a perna abaixo do joelho, exceto quando a bola for arremessada por um adversário.
O GOL
Um gol será marcado, quando a bola ultrapassar totalmente a linha de gol por dentro da baliza.
O TIRO DE SAÍDA
O tiro de saída é executado pela equipe que ganhou o sorteio e escolheu começar com posse de bola. Os adversários têm, então, o direito de escolher a quadra. As equipes trocam de quadra para disputar o segundo período da partida. O tiro de saída que inicia o segundo tempo é executado pela equipe que não o executou no começo da partida.
Depois de se converter um gol, o jogo recomeça por meio de um tiro de saída executado pela equipe que sofreu o gol.
No momento do tiro de saída, todos os jogadores devem se encontrar na sua própria meia-quadra: os jogadores adversários devem se encontrar pelo menos a 3m do jogador executante do tiro de saída.
TIRO DE LATERAL
O tiro de lateral é ordenado quando a bola ultrapassar completamente uma linha lateral, ou quando a bola tocar por último um jogador da equipe defensora antes que ela deixe a quadra, ultrapassando a linha de gol por fora da baliza. O jogador que executa o tiro de lateral deve manter um pé sobre a linha lateral, até que a bola tenha deixado a sua mão. Não é permitido colocar a bola no solo e tornar a pegá-la, ou quicar a bola.
O TIRO DE META
Um tiro de meta é ordenado quando a bola ultrapassar a linha de gol por fora da baliza é executado pelo goleiro.
As faltas serão penalizadas de acordo com a gravidade de cada uma delas, que pode ser uma advertência, uma cobrança de tiro livre, uma cobrança de tiro de 7 metros, uma exclusão (2 minutos fora), uma desqualificação ( a equipe fica 2 minutos com um jogador a menos e depois pode completar a equipe novamente) e por fim a expulsão do jogador.


  
QUESTIONÁRIO
1-     Qual a forma e tamanho da quadra?
2-     Quanto tempo dura uma partida de handebol de acordo com a faixa etária dos jogadores?
3-     Quantos jogadores formam uma equipe e quantos são titulares?
4-     Quais os jogadores que fazem parte da partida e quais suas características e funções?
5-     O que é permitido ao goleiro?
6-     O que não é permitido ao goleiro?
7-     Quem pode permanecer na área de gol e como ela é violada?
8-     O que é permitido no manejo de bola?
9-     O que não é permitido no manejo de bola?
10-  Como, onde e quando será o tiro de saída?
11-  Como, onde e quando será o tiro lateral?
12-  Como, onde e quando será o tiro de meta?
13-  Como são penalizadas as faltas?
14-  Quem foi o criador do handebol?
15-  Quando o handebol foi incluído nos Jogos Olímpicos?
16-  Onde e quando o handebol foi introduzido no Brasil?
17-  O que é atividade física?
18-  Quais os benefícios da atividade física do ponto de vista musculoesquelético?
19-  Quais os benefícios da atividade física do ponto de vista da saúde física?
20-  Quais os benefícios da atividade física do ponto de vista da saúde mental?









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